quinta-feira, 11 de outubro de 2012

“DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS...”

1- Deus presente nos pequeninos:
- “Todo o que recebe a uma destas crianças em meu nome, a mim é que recebe” (Mc 9,37).
“Quem me procura, me encontrará nas crianças. É nelas que me revelarei” (Palavra de Jesus segundo Hipólito).
- Deus sempre privilegia o que é pequeno, rejeitado: as crianças, as mulheres, os doentes,
os pecadores, os estrangeiros...
- “Todas as vezes que fizeste isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim
mesmo que o fizeste” (Mt 25,40).
- “Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos
sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos” (Lc 10,21).
2- Confiança: característica dos pequeninos
- Jesus nos convida a nos tornarmos como as crianças por causa da sua grande capacidade
de confiar.
- A criança só cresce feliz quando os pais confiam nela. A desconfiança leva ao medo. E
o medo leva a auto-destruição.
CONFIANÇA EM DEUS:
Deus é fiel no seu amor. Ele nunca decepciona.
- “Para vós, Senhor, elevo minha alma, meu Deus, em vós confio, não seja eu
decepcionado” (Sl 24, 1-2).
- “Nossos pais puseram sua confiança em vós; eles esperaram e os livrastes. A vós
clamaram e foram salvos; confiaram em vós, e não foram confundidos” (Sl 21,5-6).
A CONFIANÇA EM DEUS NOS CURA DO PECADO E DA ANGÚSTIA
- “Tua fé te salvou” (Lc 7,50) disse Jesus à pecadora.
- “Onde está a vossa fé (confiança)” (Lc 8,25) perguntou Jesus após ter acalmado o mar.
As preocupações do dia-a-dia não devem nos afogar. Devemos saber relativizar os
problemas, voltando-nos para o essencial.
- “Não vos aflijais, nem digais: ‘Que comeremos? Que beberemos? Com que nos
vestiremos?’ São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Buscai em primeiro lugar
o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não
vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6,31-34).

Nenhum comentário:

Postar um comentário